English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Nelito.
Contabilizador antigo o que esta valendo agora é o da lateral

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um novo GPS


Duante anos, cidadãos de todo o mundo usaram o equipamento de navegação norte-americano Global Positioning System (GPS), estabelecido no começo da década de 1980. Esta antiga tecnologia é um sistema de rádio-navegação espacial que não só fornece dados de posicionamento confiáveis, mas também a hora exata. Esta potente combinação é composta por três elementos:

- Vários satélites orbitando o planeta
- Estações de monitoramento em terra
- Unidades de recepção, geralmente dispositivos próprios para GPS.

Agora, a União Europeia está pronta para acirrar a competição com o velho sistema. O sistema global de navegação por satélite Galileu está ganhando impulso e promete ser uma alternativa em um futuro próximo.


Na semana passada, a Comissão Europeia aprovou os contratos de duas empresas para que o sistema saia do papel. A alemã OHB System e a francesa Arianespace construirão o primeiro conjunto de satélites necessários para colocar a rede de 30 partes em órbita.

Os planos incluem lançamentos a partir da Guiana Francesa por foguetes Soyuz, e equipes internacionais que fornecerão suporte e serviços nos próximos anos. O objetivo é tentar colocar o sistema em funcionamento até 2014.

Há uma certa polêmica sobre a acessibilidade do novo serviço. Afinal, a atual tecnologia de GPS oferecida pelo sistema norte-americano é gratuita – e as melhorias e recursos do novo sistema europeu terão um preço.

Sem dúvida, isso é resultado do custo estratosférico do próprio programa. O orçamento atual já supera os cinco bilhões de dólares. Isso pode ou não estimular uma mudança de atitude em relação a esta tecnologia. No momento, só nos resta esperar para ver. Pelo menos, saberemos onde estamos, e quando as notícias chegarão.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caçando eclipses solares


Um eclipse solar total é um fenômeno raro e espetacular, que todos deveriam presenciar. Eles não ocorrem com muita frequência, e ter a chance de observar um deles é um prazer especial.

O eclipse anular é uma variação do eclipse solar. Ele ocorre quando a Terra se aproxima ao máximo do Sol. Resultado: a posição da Lua não permite que o planeta cubra totalmente o Sol, evitando um eclipse total do Sol.

Em 15 de janeiro, um eclipse solar anular foi visível em toda a África e algumas partes da Ásia. Mas ainda este ano, você também terá a chance de apreciar o fenômeno em todo o seu esplendor. Afinal, o próximo eclipse solar acontecerá no dia 11 de julho, e desta vez, poderá ser observado da América do Sul.


A segurança é um fator a ser considerado sempre que você observar qualquer eclipse. Evite prejudicar a retina olhando diretamente para o Sol. Nunca use binóculos, telescópios o qualquer equipamento de ampliação. Os danos aos olhos são permanentes e dolorosos!

Existem vários métodos seguros para testemunhar estes eventos. O mais popular é o Método de Projeção “Furo de Alfinete”.

O conceito é simples. Você mesmo pode fazer um dispositivo de observação com dois pedaços finos, mas firmes, de cartolina (de preferência, branca) e um pouco de papel alumínio. Faça um pequeno furo na folha de alumínio, que deve ser colocado no centro da cartolina. A luz do sol deve passar através do orifício e incidir no segundo pedaço de cartolina, posicionado logo abaixo – ele será a sua “tela”. Uma imagem invertida do Sol irá aparecer. Para ampliar a imagem, basta afastar a tela do orifício. Para deixar a imagem mais brilhante, aproxime a tela do buraquinho. Cuidado para não fazer um buraco muito grande, ou criará um túnel de luz em vez de uma imagem do Sol. Este dispositivo simples permite que você observe o eclipse tem precisar olhar para o Sol diretamente.

domingo, 15 de agosto de 2010

O Vicariato de Borley


Conhecida como a casa mais assombrada da Inglaterra, o vicariato de Borley foi construído em 1863 para o Revendendo Henry Dawson Ellis Bull.
Visões de carruagem fantasmas, uma freira e um homem decapitado eram freqüentes na casa, além de objetos que eram arremessados, outros que apareciam e desapareciam, pegadas misteriosas, campainhas que tocavam inexplicavelmente e escritos nas paredes de autoria desconhecida.Uma das filhas de Bull foi acordada com uma bofetada; outra viu um ancião negro e de chapéu alto junto à sua cama. Durante a noite ouviam-se passos e pancadas. Campainhas tocavam e vozes sussurravam. Uma visita habitual da casa viu diversas vezes uma freira.Entre 1930 e 1935 o vicariato esteve entregue ao Revendendo Lionel Algernon Foyster, sua mulher Marianne, sua filha Adelaide. Apareceram mensagens rabiscadas nas paredes e pedaços de papel e frequentemente ouviam-se passos. Uma voz chamou Marianne pelo seu nome e sentiam-se aromas estranhos, especialmente de alfazema. Um dos rabiscos nas paredes, na sua maior parte incompreensíveis, parecia dizer "Marianne, vai buscar auxílio".Edwin Whitehouse passou algumas dias no vicariato com seu tio e sua tia em 1931. Um quarto que não era usado pegou fogo e enquanto as chamas eram apagadas, caiu no chão uma pedra do tamanho de ovo de galinha. Mais tarde, quando o vigário fazia um exorcismo no seu quarto, Edwin e sua tia foram atingidas por pedras.O vicariato ardeu completamente em 1939. Na noite do incêndio várias pessoas viram a figura de uma jovem a uma janela do andar superior.
Mas os fenômenos prosseguiram ainda.Um motorista, Herbert Mayes, ouviu o tropel de patas de cavalo aproximar-se e passar por ele nas proximidades do vicariato, alem disso durante o black-out em tempo de guerra, as milícias da Defesa Civil foram convocados algumas vezes devido às luzes que se viam nas janelas. Em 1943 em uma escavação no local, operários encontraram fragmentos da caveira de uma mulher e brincos com símbolos religiosos. Outros pesquisadores do mistério do vicariato de Borley souberam, através de sessões espíritas, que, no século XVII, uma jovem freira francesa, Marie Lairre, fora obrigada a abandonar seu convento para se casar e fora estrangulada pelo noivo no dia 17 de Maio do ano de 1667, num edifico que se erguia no local onde foi construído o vicariato. O seu corpo, segundo as mensgens espíritas, fora enterrado na adega.

sábado, 7 de agosto de 2010

Gilles de Rais

Gilles de Rais, o barão de Laval, nasceu em 10 de Setembro de 1404 em Machecoul, próximo a fronteira com a Bretanha e foi um nobre frances e soldado que lutou ao lado de Joana D’Arc contra os ingleses.
Porém ele não ficou conhecido por suas vitórias e sim por ser acusado e condenado por torturar e estuprar um grande número de crianças.
Após a morte de seus pais, ele Gilles e o irmão foram morar com o avô materno que ensinou aos garotos o narcisismo, a soberba, o poder e o orgulho.
Aos 14 anos ganhou uma grande armadura milanesa e já demonstrava sua agressividade, primeiramente com animais, depois com seres humanos. Aos 15 anos cometeu seu primeiro assassinato, a vítima era sua amigo Antion que foi chamado para um duelo que achava ser inofensivo mas acabou agonizando até a morte.
Com o passar do tempo, as derrotas contra os ingleses na batalha de Patay e a morte de Joana D'Arc, o levaram a deixar a vida militar na qual ingressou por causa de seu temperamento. Separado de sua esposa Catherine com quem tinha uma filha, ele foi para o castelo de Tiffauges, na Bretanha Francesa.
Entre 1432 e 1440, chegaram a contabilizar o desaparecimento de mais de 1.000 meninos entre 8 e 10 anos na Bretanha. Em seu castelo, Gilles estava rodeado de uma corte grotesca de bruxas, alquimistas e sadistas. Gastava toda a fortuna em obras artísticas que lhe recordavam as campanhas com Joana D'Arc e em festas para seus estranhos amigos e conseilheiros. As bizarrices, porém, ocorriam ao cair da noite, quando ele dedicava-se a torturar, estuprar e assassinar meninos, sequestrados por 'bruxas'. Para defender-se de acusações de que os meninos eram levados ao seu Castelo, Gilles dizia que os entregava a Inglaterra para se converterem em padres.
Tudo acabou em outubro de 1440, quando uma investigação levou até Gilles de Rais. Em seu julgamento ele se declarou inocente, mas, em um de seus transtornos de personalidade, assumiu a culpa, dizendo estar arrependido. Gilles documentou todos os assassinatos e ações conturbadas. As declarações chocaram a França, pois era considerado um herói pelo povo. Chegaram a contabilizar 200 vítimas, porém é certo que este número seja bem maior.
No dia 26 de outubro de 1440, Gilles de Rais e seus 'colaboradores' foram levados até Nantes, onde foram enforcados e depois queimados.