English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Nelito.
Contabilizador antigo o que esta valendo agora é o da lateral

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caçando eclipses solares


Um eclipse solar total é um fenômeno raro e espetacular, que todos deveriam presenciar. Eles não ocorrem com muita frequência, e ter a chance de observar um deles é um prazer especial.

O eclipse anular é uma variação do eclipse solar. Ele ocorre quando a Terra se aproxima ao máximo do Sol. Resultado: a posição da Lua não permite que o planeta cubra totalmente o Sol, evitando um eclipse total do Sol.

Em 15 de janeiro, um eclipse solar anular foi visível em toda a África e algumas partes da Ásia. Mas ainda este ano, você também terá a chance de apreciar o fenômeno em todo o seu esplendor. Afinal, o próximo eclipse solar acontecerá no dia 11 de julho, e desta vez, poderá ser observado da América do Sul.


A segurança é um fator a ser considerado sempre que você observar qualquer eclipse. Evite prejudicar a retina olhando diretamente para o Sol. Nunca use binóculos, telescópios o qualquer equipamento de ampliação. Os danos aos olhos são permanentes e dolorosos!

Existem vários métodos seguros para testemunhar estes eventos. O mais popular é o Método de Projeção “Furo de Alfinete”.

O conceito é simples. Você mesmo pode fazer um dispositivo de observação com dois pedaços finos, mas firmes, de cartolina (de preferência, branca) e um pouco de papel alumínio. Faça um pequeno furo na folha de alumínio, que deve ser colocado no centro da cartolina. A luz do sol deve passar através do orifício e incidir no segundo pedaço de cartolina, posicionado logo abaixo – ele será a sua “tela”. Uma imagem invertida do Sol irá aparecer. Para ampliar a imagem, basta afastar a tela do orifício. Para deixar a imagem mais brilhante, aproxime a tela do buraquinho. Cuidado para não fazer um buraco muito grande, ou criará um túnel de luz em vez de uma imagem do Sol. Este dispositivo simples permite que você observe o eclipse tem precisar olhar para o Sol diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário