English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Nelito.
Contabilizador antigo o que esta valendo agora é o da lateral

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um novo GPS


Duante anos, cidadãos de todo o mundo usaram o equipamento de navegação norte-americano Global Positioning System (GPS), estabelecido no começo da década de 1980. Esta antiga tecnologia é um sistema de rádio-navegação espacial que não só fornece dados de posicionamento confiáveis, mas também a hora exata. Esta potente combinação é composta por três elementos:

- Vários satélites orbitando o planeta
- Estações de monitoramento em terra
- Unidades de recepção, geralmente dispositivos próprios para GPS.

Agora, a União Europeia está pronta para acirrar a competição com o velho sistema. O sistema global de navegação por satélite Galileu está ganhando impulso e promete ser uma alternativa em um futuro próximo.


Na semana passada, a Comissão Europeia aprovou os contratos de duas empresas para que o sistema saia do papel. A alemã OHB System e a francesa Arianespace construirão o primeiro conjunto de satélites necessários para colocar a rede de 30 partes em órbita.

Os planos incluem lançamentos a partir da Guiana Francesa por foguetes Soyuz, e equipes internacionais que fornecerão suporte e serviços nos próximos anos. O objetivo é tentar colocar o sistema em funcionamento até 2014.

Há uma certa polêmica sobre a acessibilidade do novo serviço. Afinal, a atual tecnologia de GPS oferecida pelo sistema norte-americano é gratuita – e as melhorias e recursos do novo sistema europeu terão um preço.

Sem dúvida, isso é resultado do custo estratosférico do próprio programa. O orçamento atual já supera os cinco bilhões de dólares. Isso pode ou não estimular uma mudança de atitude em relação a esta tecnologia. No momento, só nos resta esperar para ver. Pelo menos, saberemos onde estamos, e quando as notícias chegarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário