English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Nelito.
Contabilizador antigo o que esta valendo agora é o da lateral

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Inglaterra... Tories ou Labour?


O contexto político no qual se dá o embate entre os partidos políticos na Inglaterra é muito semelhante ao contexto norte americano, e não por acaso se trata de colonizador e colonia.
É certo que estamos diante de um sistema monarquico parlamentarista e um sistema republicano presidencialista, como então pode haver semelhança? A resposta é simples, o contexto político de uma determinada sociedade é dado não pelo sistema político, mas pela a atuação dos partidos políticos.
É na atuação dos partidos que temos um contexto político muito semelhante entre Inglaterra e estados Unidos, com um sistema bipartidário muito bem definido. No caso inglês, a atuação dos partidos é dividida entre o Partido Conservador (também conhecido pela abreviação tories) e pelo Partido Trabalhista (labour).
A histíoria da política inglesa nos mostra uma certa alternância entre os partidos no poder, mas com uma clara preferência pelos tories, que souberam se manter no poder por muito mais tempo. Contudo, a história recente da política inglesa nos mostra uma mudança nesta tendencia. Afinal, o labour já está no poder há quase 13 anos consecutivos, e até então o máximo que havia conseguido era se manter no poder por seis anos no fim da década de setenta. Depois do Partido Conservador se manter no poder ao longo de toda a década de oitenta com Margareth Tatcher e por mais sete anos na década de noventa com John Major, estabelecendo assim uma passagem de 19 anos dos tories pelo poder, o Labour conseguiu voltar ao poder graças a reformulação partidária promovida por Tony Blair, que fez o partido sair da esquerda radical e guinar para o centro, sendo ele o próximo primeiro ministro por uma década inteira, até que fez o seu sucessor, Gordon Brown, que se manté na atualidade, perfazendo então quase treze anos do labour no poder, e a tendencia é que este contexto não se altere muito nos próximos anos. Segundo matéria publicada no financial times de ontem, uma pesquisa realizada no norte da Inglaterra, 44% afirmaram que pretendem votar no Labour, contra 28% dos que apoiam os tories. Isto significa que Gordon Brown tem utilizado uma estratégia política em que consiste num afastamento temporário como uma liderança internacional (espaço este hoje amplamente ocupado por Sarkozy) para cuidar de questões internas, princiopalmente os escândalos que abalaram o seu mandato, como casos de corrupção, renúncias no alto escalão de seu gabinete e uma pressão política enorme não apenas de sua oposição mas também de alguns segmentos do próprio Labour que pediam a sua saída, Brown soube lidar com esta adversidade política, superou a crise interna e agora trabalha junto ao eleitorado para prolongar esta histórica passagem do partido pelo poder.
Para os tories, a estratégia política, que hoje parece ser mais viável, é forçar um jogo político de comparações no âmbito da economia, já que a Inglaterra (como toda a Europa) passa por sérias dificuldades economicas, mostrando que quando os tories estavam no poder a situação era diferente (apesar do "mundo" também ser diferente nos anos noventa), mas fundamentalmente o embate passa pela ideologia partidária.
O Labour que tem como plataforma política questões sociais, pode ser o alvo dos tories, no sentido de que eles não sabem como cuidar da questão fiscal e desequilibram o orçamento e prejudicam a nação, algo que só os tories sabem fazer, já que sua plataforma política está justamente na questão do equilíbrio fiscal. Confesso que mesmo em época de crise é uma luta inglória para os tories voltarem ao poder, mas este o caminho que ora se apresenta. Do lado do Labour, a estratégia política é se manter em sua plataforma social, sem, contudo, se descuidar do equilíbrio fiscal. Em 2010, este será o principal embate político nas terras da rainha.

4 comentários:

  1. Pessoalmente sou contra o modelo bipartidario... Agora seria legal falar do modelo bipartidario americano que tem curiosidades ao longo da história bem interessantes... Como o Fato de que hj o partido que é tido como de esquerda era de Direita e o de Direita era de Esquerda... enfim...

    ResponderExcluir
  2. Bem... Meu caro Irmão Morôni, ao meu ver a inglaterra é interessante por varios fatores, como politicos, economicos, tecnologicos, culturais, dentre outros. o modelo bipartidario resolve alguns problemas mas traz outros consigo. Mas seu comentario é bemvisto e aceito. Irei busca algo sobre a politica dos Estados Unidos!

    ResponderExcluir
  3. Isso ser muito bom para mim índio.

    ResponderExcluir
  4. lkarkjdjghswjkksw so zuera!

    ResponderExcluir